Resultados econômicos: análise dos benefícios econômicos da diversificação da produção em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: REIS, J. C. dos; KAMOI, M. Y. T.; MICHETTI, M.; WRUCK, F. J.

Resumo: A agricultura brasileira tem contribuído sobremaneira para os resultados positivos observados na Balança Comercial ao longo dos últimos anos: 44,2% (US$ 96 bilhões) do valor total das exportações brasileiras em 2017 (Brasil, 2018). As atividades agropecuárias de larga escala, conectadas ao mercado internacional de commodities, caracterizam-se como um setor altamente competitivo, tecnificado, com um grande número de produtores ofertando um produto homogêneo e no qual o produtor apresenta pouco, ou nenhum, poder de mercado (Gasques et al., 2010). A alta volatilidade dos preços no mercado internacional de commodities, movimento influenciado por fatores internos e externos como oferta e demanda mundial, nível de estoques global, câmbio, juros e decisões políticas de toda sorte que se traduzem em impactos nos preços, faz com que os produtores de commodities agrícolas precisem lidar, além dos riscos inerentes à atividade produtiva, com riscos de mercado associados ao movimento dos preços de comercialização, variável sobre a qual eles não possuem quase nenhuma capacidade de gerenciamento ou controle (Goodwin, 2000; Miranda; Glauber, 1997). Como estratégia para permanecer no mercado o produtor agrícola precisa aumentar sua eficiência produtiva - reduzindo custos e aumentando produtividade ? e/ou buscar sistemas produtivos que possibilitem a redução dos impactos negativos da oscilação dos preços em seus retornos. Considerando o segundo aspecto, uma alternativa seria a redução dos riscos de mercado via diversificação da produção, seguindo a lógica desenvolvida por Markowitz (1952) para o mercado de ações. Tendo em conta as políticas públicas e planos do governo brasileiro para a intensificação da adoção de sistemas agrícolas sustentáveis têm-se como uma alternativa para a diversificação da produção agropecuária os sistemas de integração lavourapecuária- floresta (ILPF). O presente trabalho tem como objetivo contribuir com a discussão dos efeitos da diversificação da produção sobre os retornos esperados pelos produtores agropecuários ao propor uma análise que aprofunda o entendimento sobre os impactos dos preços dos componentes dos sistemas ILPF (soja, milho safrinha, algodão safrinha e boi) nos retornos observados pelos produtores.

Ano de publicação: 2019

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.