Agregando forças, reunindo competências: parcerias para o desenvolvimento sustentável.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MELO, P. E. de; CURY, C.; SOUZA, S. S. de; VILELA FILHO, O.; REIFSCHNEIDER, F. J. B.; NASS, L. L.; DUARTE, P. de C.; NUTTI, M. R.; LINS, M. C.; BUENO, A. M. C.; VALADARES, R. N.; GOIS, S. L. L. de; SOUZA, B. de A.; ALMEIDA, J. S. S. E.; SCARIOT, A. O.; FRANCOZO, M. A. S.; PEREIRA, M. de A.; SILVA, A. C. da; TAVARES, S. C. C. de H.

Resumo: As parcerias multissetoriais, pelo potencial que apresentam para alavancar o desenvolvimento, receberam atenção especial no âmbito do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 17, em que estão incluídas, entre as questões sistêmicas, duas metas especificamente dirigidas à celebração de parcerias: Meta 17.16 ? Reforçar a parceria global para o desenvolvimento sustentável, complementada por parcerias multissetoriais que mobilizem e compartilhem conhecimento, expertise, tecnologia e recursos financeiros, para apoiar a realização dos objetivos do desenvolvimento sustentável em todos os países, em particular nos países em desenvolvimento. Meta 17.17 ? Incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil eficazes, a partir da experiência de estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias. Ainda que envolvam temas específicos distintos, ambas as metas têm como cerne a mobilização de recursos e o compartilhamento e uso de conhecimentos e experiências. Se, por um lado, os recursos são essenciais para a realização de quaisquer ações, por outro, é o compartilhamento e uso do estoque de conhecimentos e experiências que permitirá uma jornada mais eficaz rumo ao alcance dos ODS. Não se trata somente de replicar modelos bem-sucedidos de cooperação, mas de utilizar o conhecimento adquirido no dia a dia das parcerias para adaptar boas estratégias a novas demandas e geografias e, onde não for possível, ir além: criar modelos inovadores que guardem em si os elementos-chave de sucesso identificados nas experiências prévias. Neste capítulo, são apresentadas algumas parcerias multissetoriais em que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) participa. Não é intenção inventariar aqui todas as parcerias estabelecidas pela Empresa, tampouco descrever os muitos e relevantes resultados obtidos, mas sim destacar algumas estratégias de cooperação bem-sucedidas. Assim, procura-se indicar alguns caminhos e possibilidades que possam servir de inspiração e estímulo a instituições similares à Embrapa.

Ano de publicação: 2018

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.