Obtenção de cápsulas de alginato contendo Trichoderma asperellum T356.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LOPES, A. R. O.; LOCATELLI, G. O.; LOBO JUNIOR, M.; MASCARIN, G. M.; LUNA-FINKLER, C. L.

Resumo: Resumo: O controle biológico constitui uma estratégia de grande importância para a redução do uso de pesticidas químicos no controle de fitopatógenos. Neste sentido, um microrganismo amplamente utilizado neste método é o fungo Trichoderma. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a viabilidade de conídios submersos e microescleródios (MS) de Trichoderma asperellum T356 em cápsulas de alginato íntegras e liofilizadas. O fungo foi produzido por fermentação submersa em frascos agitados e, após a recuperação dos propágulos por filtração, estes foram encapsulados em matriz de alginato pelo método de extrusão. Foi avaliada a cinética de produção de MS, enquanto a viabilidade das cápsulas íntegras e liofilizadas foi monitorada ao longo de 120 dias de armazenamento sob diferentes temperaturas. Verificou-se que após 120 dias, os conídios mantiveram-se viáveis (log 7/g) tanto para cápsulas íntegras quanto liofilizadas nas temperaturas de 8 e 25 oC, enquanto que para MS a melhor condição foi 8 oC (log 2/g) para ambas as formulações.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.