Pós-colheita de maracujás no estado de Mato Grosso.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BOTELHO, S. de C. C.; RONCATTO, G.; BOTELHO, F. M.; WOBETO, C.

Resumo: O Brasil é o maior produtor mundial de maracujá, sendo o maracujazeiro-amarelo responsável por 95% da produção nacional. Em 2015, a produção nacional do maracujá foi de 694.539 toneladas, sendo a região Nordeste responsável por, aproximadamente, 65% dessa produção. A região Centro-Oeste contribuiu com 3,05%, dando destaque para os estados de Goiás e Mato Grosso que são os maiores produtores. Entretanto, a produtividade média do maracujazeiro encontrada no estado de Mato Grosso, em 2015, foi de 15,35 t ha-1, considerada baixa comparada às produtividades obtidas no Distrito Federal (31,0 t ha-1) e Espírito Santo (24,19 t ha-1) (IBGE, 2018). Um dos fatores responsáveis pela baixa produtividade da cultura do maracujazeiro é a utilização de cultivares inadequadas às condições edafoclimáticas da região de plantio (Junqueira et al., 1999). Além disso, as doenças e as pragas são os principais fatores que ameaçam a expansão e a produtividade dos cultivos do maracujazeiro, provocando prejuízos expressivos e levando os produtores a usarem defensivos agrícolas de forma indiscriminada. Em algumas regiões do país, doenças, como a murcha de fusarium ou fusariose (Fusarium oxysporum f. sp. passiflorae), têm sido limitantes a essa expansão, sendo responsável pela redução de área plantada e pelo caráter itinerante da cultura (Cavichioli et al., 2011). Diante disso, durante os anos de 2012 a 2016 foram instalados três experimentos com maracujazeiro amarelo em Mato Grosso, sendo neste capítulo descritos os principais resultados sobre a qualidade pós-colheita dos frutos.

Ano de publicação: 2019

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.