Taxa fotossintética e produção da palma de óleo para fins energéticos sob regime de irrigação no ecótono Cerrado-Amazônia.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVA, V. Q. R. da; ZOLIN, C. A.; VIANA, J. L.

Resumo: O tema Agroenergia vem conquistando espaço cada vez mais expressivo e relevante na pesquisa agropecuária mundial. Pesquisas envolvendo a validação de novas fontes e processos para geração de energia renovável são atualmente os principais focos, pois centralizam as principais demandas do setor agrícola e industrial. Desse modo, a necessidade de diversificação de fontes de energia garantindo segurança energética é uma perspectiva dos países em desenvolvimento como o Brasil. Especificamente para produção de biodiesel, a palma de óleo é uma cultura que merece destaque por suas qualidades: ampla adaptação no território nacional, sistema de produção definido, cultivares registradas, mercado estabelecido, alta demanda interna, elevada produtividade, melhor conservação do solo em comparação a culturas anuais, excelente adequação às condições de agricultura familiar, permitindo a inserção do pequeno produtor ao complexo produtivo local, dentre outros. Sendo assim, a produção nacional de oleaginosas é vista como uma das alternativas para complementação da atual matriz energética brasileira, sendo o óleo de palma de grande interesse na conversão e produção de biodiesel (Feroldi et al. 2014). Por ser uma cultura exigente em água para seu crescimento e produção (Cha-Um et al., 2013; Kallarackal et al., 2004) os plantios de palma de óleo deverão considerar a suplementação hídrica desta palmeira em áreas marginais, tais como na região norte de Mato Grosso, contudo, são praticamente inexistentes estudos sobre o desenvolvimento da cultura em regime de irrigação que indiquem o melhor nível de depleção da água no solo ou intervalo ótimo de irrigação (Carr, 2011). Com isso, o objetivo do trabalho foi determinar o manejo da irrigação para a cultura da palma de óleo em área subótima da região norte de Mato Grosso.

Ano de publicação: 2019

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.