Conservação de etnovariedades de mandioca e dinâmica socioeconômica de pequenos agricultores da baixada cuiabana, Mato Grosso.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: HOOGERHEIDE, E. S. S.; SILVA, J. F. V.

Resumo: O Mato Grosso é um importante centro de diversidade do gênero Manihot Mill (Euphorbiacea), sendo indicada como origem geográfica e um dos centros de diversidade de espécies do gênero. Dentre elas destaca-se a mandioca, tubérculo amplamente adaptado e de grande importância social e cultural para as comunidades tradicionais e pequenos agricultores. A região da Baixada Cuiabana (BC), ao norte do Pantanal Mato-Grossense, é uma das poucas regiões que ainda mantém as antigas características de comunidades de agricultores de subsistência, que ocupam secularmente área de sesmarias e apresentam agricultores familiares que mantém expressiva diversidade de mandioca e outros cultivos, abrigando diversas comunidades tradicionais, numa área de 85.369,70 Km², com 10.260 agricultores familiares, 11.154 famílias assentadas, 49 comunidades quilombolas e quatro terras indígenas (Brasil, 2018). Desde o ano de 2011, diversos estudos etnobotânicos, socioeconômicos, culturais, e de caracterização das variedades de mandioca foram realizados, a fim de compreender a magnitude da variabilidade mantida, promover a valoração de produtos agroalimentares e compreender a dinâmica dos agricultores de pequena escala com relação ao uso e conservação on farm, isto é, a conservação realizada sob cultivo, visto que estratégias de conservação on farm mostram-se cada vez mais essenciais para a manutenção efetiva de todos os domínios que compõem a agrobiodiversidade diante do acelerado processo de erosão genética pós Revolução Verde (Bellon, 2001). Assim, foram conduzidos dois projetos na região da Baixada Cuiabana no período de 2012 a 2016.

Ano de publicação: 2019

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.