Etnovariedades de mandioca cultivadas em Alta floresta, MT: estudo de caso da comunidade vila rural.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: TIAGO, A. V.; ROSSI, A. A. B.; HOOGERHEIDE, E. S. S.; PEDRI, E. C. M. de; ROSSI, F. S.; PENA, G. F.

Resumo: Os assentamentos rurais por serem constituídos de agricultores de variadas origens, são considerados importantes espaços para ampliação, fortalecimento da agricultura familiar e estabelecimento de práticas agrícolas mais sustentáveis, podendo exercer papel importante na conservação de plantas cultivadas (Bergamasco; Norder,1996). Levando em consideração a importância que a agricultura familiar apresenta na conservação da agrobiodiversidade, tornam-se necessários estudos etnobotânicos para obtenção de informações de questões biológicas, sociais, econômicas e culturais, para averiguar as distintas situações que podem ser encontradas nos diferentes sistemas de cultivo (Oler, 2012). A mandioca apresenta-se como uma das principais espécies de importância para a agricultura familiar, devido a rusticidade, baixo custo e múltiplo uso, servindo como alimento humano e animal, e ainda podendo gerar renda mediante a venda in natura e/ou produção artesanal de derivados (como a farinha de mandioca). Sendo a agricultura familiar responsável por 83% da produção nacional de mandioca. Em 2014/2015 foi conduzido este trabalho no norte de Mato Grosso, no município de Alta Floresta, com o objetivo de realizar o levantamento da diversidade das etnovariedades de mandiocas crioulas mantidas e utilizadas pelos agricultores de assentamentos, visando compreender a magnitude da variabilidade molecular e morfogronômica, e obter parâmetros que visem a conservação genética e características de importância para o melhoramento genético.

Ano de publicação: 2019

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.