Transferência de tecnologia em pecuária leiteira.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: OLIVEIRA JUNIOR, O. L. de

Resumo: Conhecido mundialmente pela pujança na produção agrícola e pecuária de corte, o Estado de Mato Grosso apresenta uma realidade bem diferente em relação à pecuária leiteira. A produção de leite no Estado fica em torno de 734 milhões de litros ao ano (Produção..., 2015) representando 2 % da produção nacional. Estima-se que cerca de 70% do leite produzido é transformado em queijo muçarela, resultado da baixa qualidade da matéria prima. A baixa produtividade das pastagens é resultado das falhas no estabelecimento da pastagem, práticas inadequadas de manejo da pastagem e de pastejo. Outro fator importante que compromete a produção é a falta de planejamento alimentar para o período da entressafra onde a produção de leite é concentrada no período das águas e com redução em torno de 40% em relação ao período da seca, comprometendo a capacidade instalada das indústrias. A mão de obra utilizada é essencialmente familiar e, em sua grande maioria, sem capacitação. Muitas vezes, o produtor não tem o conhecimento suficiente para controlar índices zootécnicos ou econômicos, comprometendo a gestão da propriedade. A assistência técnica pública e privada tem pequena participação e é insuficiente. Diante destes fatores, foi articulada e estabelecida parceria entre instituições públicas e privadas que atuam na cadeia produtiva leiteira de Mato Grosso, com o objetivo principal a capacitação da assistência técnica dos agentes multiplicadores de tecnologia para o desenvolvimento desta cadeia produtiva. Esta parceria tem a participação do Ministério da Agricultura e Abastecimento (SFA/MT/Mapa), Embrapa, Secretaria Estadual de Agricultura Familiar e Assuntos Funiários (SEAF), Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural S/A (Empaer), Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (FAMATO), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR, MT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso (OCB-MT/Sescoop, MT), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Mato Grosso (FETAGRI, MT). Foi adotado um processo de capacitação continuada que consiste num método contínuo e sistêmico de formação e treinamento de técnicos multiplicadores da assistência técnica e extensão rural (ATER) que visa o planejamento e/ou implantação de Unidades de Referência Tecnológica (URTs) para validação e transferência de tecnologias e para as capacitações práticas.

Ano de publicação: 2019

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.