Espaçamento e tipo de estaca de gliricídia (Gliricidia sepium (Jacq.) Walp.) Para formação de tutor vivo no cultivo da pimenteira-do-reino.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVA, F. B. B. da; LEMOS, O. F. de; MENDONÇA, D. P.; MONTEIRO, M. G. T.

Resumo: No cultivo da pimenteira do reino que precisa de suporte para crescer, a gliricídia é utilizada como tutor vivo, uma alternativa ao uso do tutor morto (estacão de madeira) que apresenta grandes dificuldades para aquisição e elevados preços, com vantagens de redução dos custos de implantação, impactos ambientais e aumento da longevidade dos pimentais que podem ser facilmente adotados por agricultores familiares. Portanto, o objetivo desse trabalho foi avaliar qual o espaçamento e tipo de estaca mais apropriados para a formação de jardim da gliricídia para produção de estacas como tutor da pimenteira-do- reino. O experimento foi desenvolvido no campo experimental da Embrapa Amazônia Oriental. Foram testados três espaçamentos. (1x0.5, 1x1, 1x1.5 m) e dois tipos de estacas (Apical e Basal). Observou-se que o espaçamento para a formação do jardim clonal de 1,0x1,0 m proporcionou maior diâmetro das estacas para a disponibilização de estacas como tutor vivo para o plantio de pimenteira-do-reino. Quanto à origem das estacas, aquelas da parte basal mostraram um maior desempenho a partir das médias obtidas no experimento. Portanto, para a formação do jardim clonal para geração de estacas de gliricídias para o plantio de pimenteira-do-reino, sugere-se espaçamento de 1,0x1,0 m e estacas basais que proporcionam boa brotações e diâmetro dos brotos.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.