Teor de compostos fenólicos totais e flavonoides totais em geoprópolis de abelhas sem ferrão da Amazônia Oriental.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: OLIVEIRA, M.; COSTA, W. A.; BEZERRA, F. W. F.; CRUZ, J. N.; SILVA, S. G.; BEZERRA, P. N.; CORDEIRO, R. M.; CARVALHO JUNIOR, R. N.; SOUZA FILHO, A. P. da S.

Resumo: A Própolis e a geoprópolis são formadas a partir de produtos do metabolismo das abelhas, de resinas de plantas (flavonoides, ácidos fenólicos...) e substâncias coletadas que sofreram algum tipo de modificação na sua estrutura por alguma enzima presente na saliva das abelhas. Entre os grupos biologicamente ativos mais importantes encontrados nessas substâncias estão os compostos fenólicos. Neste trabalho, foram realizadas análises de teor de fenólicos totais e flavonoides totais para três amostras de própolis e três amostras de geoprópolis de abelhas do gênero Meliponini encontradas no estado do Pará. Todas as amostras tiveram bons resultados, em especial, duas amostras de própolis (Frieseomelitta flavicornis e Frieseomelitta longipes), as quais apresentaram os melhores resultados.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.