Repelência do pó de Rosmarinus officinalis L. sobre Tribolium castaneum (Coleoptera: Tenebrionidae) em sementes de amendoim.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MARTÍNEZ, M. H. P.; SILVA, D. G.; SILVA, J. S.; SILVA, A. E.; ALMEIDA, R. P. de

Resumo: Visando avaliar a repelência de Rosmarinus officinalis L. sobre Tribolium castaneum (Coleoptera: Tenebrionidae), em sementes de amendoim cultivar BR-1, este trabalho foi conduzido no Laboratório de Entomologia na Embrapa Algodão. Para o teste de repelência utilizou-se 30 insetos adultos por repetição, após 24 horas de inanição. Sementes tratadas nas concentrações a 1, 2, 3, 4 e 5% e não tratadas, foram colocadas em dispositivo para estudo da repelência do pó de R. officinalis sobre T. castaneum e avaliados após 24 horas. Para a análise do Índice de Repelência (IR), foi utilizada a fórmula IR=2G/(G+P), onde G = % de insetos nas sementes tratadas e P = % de insetos na Testemunha. Para análise estatística dos dados, foi utilizado o teste de Qui-quadrado (p>0,05). Concluiu-se que o pó de R. officinalis apresentou ação repelente sobre T. castaneum para todas as concentrações avaliadas. A concentração a 4% obteve maior efetividade em sua ação repelente.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Algodão

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.