Carrapatos na cadeia produtiva de bovinos.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ANDREOTTI, R.; GARCIA, M. V.; KOLLER, W. W.

Resumo: A Embrapa Gado de Corte tem contribuído substancialmente para o fortalecimento do agronegócio por meio da pesquisa e com sua produção científica, fazendo parte importante da história da cadeia produtiva de bovinos de corte. A sociedade, através do mercado, sinaliza novas formas de relacionamento com o produto final, condicionando a sua aceitação com base no tratamento dado ao ambiente de produção. A pecuária representou, em 2016, 31% do que foi produzido pelo agronegócio brasileiro, e o carrapato, infelizmente, penaliza os lucros que poderiam ser gerados, com uma perda anual de 3,24 bilhões de dólares. O Brasil é um dos mais importantes participantes do mercado mundial da carne e ainda possui espaço para aumentar a sua produtividade e qualidade sanitária sem ter que, necessariamente, aumentar a área atualmente ocupada. Controlar melhor o carrapato aumenta a produção total e a rentabilidade do sistema como um todo, por assegurar maior retorno econômico. A integração de métodos de controle e o uso consciente dos produtos disponíveis podem melhorar a qualidade sanitária dos alimentos produzidos, contribuindo para a segurança na saúde pública. A intensificação tecnológica do sistema produtivo da pecuária necessita, entre outros aspectos, de inovações tecnológicas no que se refere à nutrição animal, respeitando o fluxo de nutrientes no sistema solo-planta-animal e a alimentação suplementar, tendo como suporte o melhoramento genético e a sanidade animal. O cerrado abriga um grande espaço produtivo e os cruzamentos entre raças bovinas constituem uma conquista para a produtividade por meio da heterose. Isso, por outro lado, leva à produção de animais sensíveis ao carrapato. O controle adequado do carrapato contribui para o bem-estar animal e outros aspectos sanitários bem como gera soluções para o desenvolvimento sustentável da pecuária no Brasil. Os produtos passíveis de serem rastreados e que atendem a tais exigências obtêm boa aceitação pelos consumidores com resultados econômicos favoráveis. As informações reunidas neste livro têm como propósito oferecer orientação e ferramentas para avançarmos em eficiência no controle integrado deste parasito, para minimizar os efeitos da resistência aos acaricidas e reduzir as perdas que causa, com vistas ao manejo do carrapato em bases sustentáveis.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Livros

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.