Modelização de agroecossistemas, instrumento revelador das relações sócio-econômico-ecológicas de experiências.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: NAZÁRIO, R. S.; AMÂNCIO, R.; AMANCIO, C. O. da G.; PITTIZER, R.

Resumo: A agricultura consiste no processo de conversão de insumos e recursos ecológicos em pro-dutos que se processam na unidade ecológica denominada de agroecossitemas. Diferentes lógicas de gestão podem ser empregadas entre os agroecossistemas de modo que essas dinâmicas podem variar de processos mais complexos, ou simplificados. Nesse sentido, ado-tou-se um recorte da Metodologia de Avaliação Econômica-Ecológica de Agroecossitemas da AS-PTA para realizar um diagnóstico e levantar informações visando estruturar a rede de fluxos de agroecossistemas (A1 e A2) e compará-los entre si. As experiências mantém relações contrastantes devido as diferentes orientações e estratégias técnicas e de gestão empregadas pelo Núcleo Social Gestor dos Agroecossistemas (NSGA). A análise refletida é fundamental para que seus atores sociais possam orientar ou reorientar a gestão de seus agroecossistemas a partir de processos adaptativos.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.