Definição de zonas de manejo em cana-de-açúcar usando séries temporais de NDVI derivados do satélite Sentinel-2A.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GREGO, C. R.; SPERANZA, E. A.; RODRIGUES, C. A. G.; NOGUEIRA, S. F.; SILVA, G. B. S. da; CIFERRI, R. R.; LUCHIARI JUNIOR, A.

Resumo: RESUMO. O uso de imagens de satélite gratuitas e de média resolução temporal tem grande aplicação na agricultura de precisão. Este estudo avaliou a evolução de mapas de Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) obtidos de imagens orbitais do satélite Sentinel-2A, analisados quanto a variabilidade espacial, para auxiliar na identificação de diferentes zonas de manejo para a cana-de-açúcar. Para tanto, uma área de cana-de-açúcar, em Mogi Mirim ( SP), foi analisada durante os anos de 2016 e 2017 utilizando a geoestatística para o zoneamento. Imagens do satélite Sentinel-2A de seis datas foram obtidas e analisadas quanto à variabilidade espacial do NDVI. Houve dependência espacial dos índices de vegetação em todas as datas das imagens obtidas. Os dados interpolados de NDVI durante o desenvolvimento fenológico da cana-de-açúcar até a colheita indicam variabilidade espacial no sentido do declive e permitiram delimitar as diferentes zonas de manejo.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.