Método para mapeamento da contribuição de terraços agrícolas nas perdas de solo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GALDINO, S.; TOSTO, S. G.; QUARTAROLI, C. F.

Resumo: O objetivo deste trabalho foi descrever um método de estimativa espacial do fator de práticas conservacionistas do solo (fator P) da Equação Universal de Perda de Solo Revisada (Revised Universal Soil Loss Equation, RUSLE) em áreas com terraceamento agrícola. Foi considerado que o fator P da RUSLE varia de acordo com o espaçamento horizontal entre terraços (EH). O EH é calculado por equações e tabelas desenvolvidas para condições brasileiras e varia em função da declividade do terreno, do tipo de solo e dos tipos de uso e manejo do solo. As ferramentas do sistema de informações geográficas mostraram-se úteis para o método, ao possibilitarem cálculos matemáticos de arquivos matriciais georreferenciados. A ferramenta de reclassificação do SIG também foi útil para atribuir um valor de P para cada célula do raster de EH, o que gerou o raster com a espacialização do fator P.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.