Sementes de Myracrodruon urundeuva podem ser armazenadas por até dois anos em ambiente seco.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GOMES, S. E. V.; SANTOS, K. C.; OLIVEIRA, G. M. de; ARAÚJO, M. N.; DANTAS, B. F.

Resumo: A aroeira-do-sertão (Myracrodruon urundeuva) é uma espécie de importância biológica devido à sua utilidade econômica, ecológica e medicinal. A conservação de sementes de espécies tradicionais nativas da Caatinga é importante para garantir sua perpetuação, através de métodos que permitam que as sementes estejam disponíveis e com boa qualidade fisiológica ao longo dos anos. O objetivo do trabalho foi avaliar o comportamento fisiológico das sementes de M. urundeuva em diferentes embalagens, ambientes e tempos de armazenamento. As sementes foram coletadas em plantas matrizes em área de Caatinga, em seguida beneficiadas e armazenadas em duas embalagens (sacos de plástico e de papel) sob duas condições distintas: câmara fria e laboratório, durante 3, 6, 9, 12, 18 e 24 meses. Antes e após os períodos de armazenamento, as sementes foram avaliadas quanto à germinação (%) e teor de água. Houve variação no teor de água das sementes durante o armazenamento. Os diásporos de M. urundeuva armazenadas em câmara fria apresentaram menor variação do teor de água independente da embalagem. As sementes de M. urundeuva armazenadas em laboratório e em embalagem de papel mantiveram germinação semelhante àquela das recém-coletadas após 24 meses de armazenamento. As sementes de M. urundeuva armazenadas no laboratório, com umidade relativa de 40%, em embalagem de papel apresentaram melhor qualidade fisiológica que aquelas mantidas em ambientes frios.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.