Bovinos tropicalmente adaptados: tolerância ao calor.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CARVALHO, G. M. C.; AZEVEDO, D. M. M. R.; LIMA NETO, A. F.; ARAUJO NETO, R. B. de; MONTEIRO, F. das C.; TEIXEIRA NETO, M. L.; ARAUJO, A. M. de; ALMEIDA, M. J. de O.; LEAL, T. M.

Resumo: O estresse térmico por calor é um importante fator na redução da produtividade dos bovinos. A temperatura corporal, resultante da troca de calor com o ambiente, pode ser usada como índice de adaptação fisiológica, já que o aumento da temperatura significa que o animal está acumulando calor e, se o calor não for perdido, o estresse térmico pode se manifestar. Considerando a dificuldade, em relação a campo, de avaliação de parâmetros fisiológicos, como a temperatura retal (TR), índices ambientais podem ser utilizados, como o índice de temperatura e umidade (ITU) e o índice de temperatura de globo e umidade (ITGU). Neste trabalho, o objetivo foi verificar a tolerância ao calor de novilhas de diferentes grupos genéticos.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Folders

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.