Resposta inicial do eucalipto após aplicação de dejetos líquidos de suínos no oeste do Paraná.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SOARES, M. T. S.; MAEDA, S.; BELLOTE, A. F. J.; ANDRADE, G. de C.; GOMES, J. B. V.; FASSINA, S. H.

Resumo: O presente estudo tem por objetivo avaliar a resposta inicial do eucalipto clone AEC 144 à aplicação de dejetos líquidos de suínos tratados (DLS) na região oeste do estado do Paraná, Brasil. O experimento está sendo conduzido a campo na Fazenda Piquiri, Assis Chateaubriand (PR), em tratamentos sob uso de DLS e sob fertilização mineral. Verificou-se que, aos seis meses de idade, o uso de dejetos líquidos de suínos aumenta o crescimento em altura do eucalipto, sendo sua eficiência como biofertilizante na dose 80 m3 ha-1 e na dose 10 m3 ha-1 de DLS mais fósforo solúvel (superfosfato triplo) similar àquela obtida com o uso de NPK. Os resultados obtidos até o presente momento devem ser substanciados pelo monitoramento de longo prazo do sistema solo-planta-atmosfera, a fim de delinear recomendações silviculturais voltadas ao estabelecimento de plantios florestais energéticos na região.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.