Seleção de antígenos candidatos à vacina contra carrapatos Rhipicephalus microplus.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: O carrapato bovino Rhipicephalus microplus é um ectoparasita que transmite patógenos causadores de doenças, como babesiose (Babesia bovis e B. bigemina) e anaplasmose (Anaplasma marginale). Como as vacinas comerciais atualmente disponíveis oferecem apenas uma proteção parcial contra R. microplus, a necessidade de se buscar vacinas mais eficientes é uma tarefa contínua. Proteínas recombinantes foram avaliados usando diferentes estratégias de imunização e elas representam uma grande promessa de potenciais vacinais. Este trabalho teve como objetivo principal, selecionar antígenos candidatos à vacina contra carrapatos Rhipicephalus microplus e posteriormente caracterizar, por métodos moleculares, desenvolvendo uma vacina baseada na proteína recombinante rRmLTI-rBmCG-LTB contra o ectoparasita. Outro objetivo deste trabalho, foi avaliar por métodos in silico, a possibilidade de criar uma vacina global baseada em epítopos conservados da proteína Bm86, contra carrapatos Rhipicephalus microplus. Os antígenos selecionados são partes das proteínas RmLTI e Bm86-CG, fusionados a um antígeno de Escherichia coli (subunidade B). Nesta mesma bactéria, em cepas distintas, foi possível clonar e expressar a proteína recombinate rRmLTI- rBmCG-LTB e caracterizá-la por Western blotting. A proteína recombinante foi avaliada como potencial imunógeno em teste de estábulo com modelos bovinos. A proteína recombinante homogeneizada em adjuvante Montanide? ISA 61 (Seppic), obteve 55,6% de eficiência vacinal. A análise dos soros dos bovinos em teste ELISA possibilitou verificar que a proteína recombinante rRmLTI- rBmCG-LTB, aumentou a imunidade humoral adquirida contra este antígeno. Conclui-se que, foi possível selecionar os antígenos contra o carrapato Rhipicephalus microplus, além de caracterizar e desenvolver uma proteína recombinante com os antígenos selecionados. Apesar da eficiência encontrada para os antígenos serem razoáveis, pesquisas para melhorar esta ferramenta de controle serão indispensáveis. Com relação à possiblidade de se fazer uma vacina global, distintas análises in silico possibilitaram obter três epítopos conservados para a proteína Bm86, que podem ser reconhecidos por células B e MHC, tornando-se potenciais imunogênicos tanto para populações de Rhipicephalus microplus de regiões geograficamente distintas como para a espécies irmã como R. australis, além de outras espécies como R. annulatus, R. decoloratus, devido ao carater conservado de seus peptídeos.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Teses

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.