Micropartículas de óleo de pequi obtidas por coacervação complexa com goma de cajueiro e gelatina.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: NASCIMENTO, M. A. do; SILVA, L. C. da; BARROSO, T. L. C. T.; ALEXANDRE, J. de B.; ALVES, C. R.; FURTADO, R. F.; BENEVIDES, S. D.; MUNIZ, C. R.; BARROS, M. E. S.

Resumo: Uma das técnicas de encapsulamento mais recomendadas para bioativos de natureza lipofílica é a coacervação complexa. Consiste na interação de polímeros catiônicos e aniônicos solúveis em água, que formam uma fase rica em polímeros, denominados de coacervados complexos. O emprego desta técnica é vantajoso por ser simples e a precipitação dos coacervados ocorrer facilmente em condições de temperaturas baixas (cerca de 10 ºC). Neste trabalho, está descrito como proceder para a formação de micropartículas de óleo de pequi (óleo de pequi microencapsulado) a partir de matrizes de goma de cajueiro e gelatina bovina utilizando-se a técnica de coacervação complexa. Estas matrizes foram escolhidas em razão do caráter aniônico e catiônico da goma de cajueiro (um polissacarídeo ainda sem valor econômico agregado) e gelatina (uma proteína de baixo custo), respectivamente.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.