Altura dominante e índice de sítio para Pinus taeda em dois polos de desenvolvimento florestal no sul do Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SCHUCHOVSKI, M. S.; ARCE, J. E.; OLIVEIRA, E. B. de

Resumo: Para o planejamento florestal em médio e longo prazo, é necessário conhecer a estrutura e a dinâmica dos povoamentos florestais que serão responsáveis por fornecer matéria-prima às indústrias de base florestal. A classificação dos sítios para o conhecimento da qualidade e produtividade potencial das áreas florestais são fatores cruciais para a tomada de decisões no manejo florestal, orientando sobre os locais onde serão realizados investimentos onde povoamentos serão implantados. O objetivo deste estudo foi ajustar, comparar e avaliar o comportamento de três modelos de índice de sítio para plantações de Pinus taeda localizadas em dois polos de desenvolvimento florestal nos estados do Paraná e de Santa Catarina, na Região Sul do Brasil, utilizando funções de altura dominante e sítio. Para descrever a relação entre as variáveis altura dominante e idade, e classificar as áreas quanto ao seu potencial de produtividade foram ajustadas as seguintes funções de sítio: de Chapman-Richards, de Prodan e de Schumacher. O modelo de Chapman-Richards apresentou superioridade em relação aos demais, sendo que as curvas resultantes apresentaram padrão anamórfico e estabilidade. Em comparação com curvas ajustadas por outros autores para a mesma espécie e para regiões próximas, a curva ajustada neste estudo estima maiores alturas dominantes do que alguns estudos mais antigos e, alturas dominantes menores ou iguais a alguns estudos mais atuais.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.