Avaliação de cultivares de soja não-GM em unidades demonstrativas no estado de Mato Grosso, na safra 2017/18.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BROGIN, R. L.; NUNES, M. F.; SILVA, E. V. da; LEMOS, B. S.; RAMOS JUNIOR, E. U.; UTUMI, M. M.; GODINHO, V. de P. C.; BOTELHO, F. J. E.; OLIVEIRA, D. M.

Resumo: país, Mato Grosso contribuiu com aproximadamente 9,52 milhões de hectares da área cultivada no País na safra 2017/18, com produção e mais de 32,31 milhões de toneladas (CONAB, 2018). O estado de Mato Grosso se destaca como o maior produtor de soja brasileiro e o primeiro no ranking da produção de soja Não-GM, com 17,3% da área estadual na safra 2017/18, ou seja, aproximadamente 1,6 milhões de hectares. Os fatores que sustentam a manutenção desta área significativa cultivada com soja Não-GM são: a estrutura de segregação e logística instaladas por várias tradings no estado, o custo de produção muito próximo ao da soja transgênica, as características agronômicas de algumas cultivares Não-GM e a possibilidade de recebimento de bonificação pelo grão Não-GM, que pode variar de 2 a 5 dólares por saca de 60 kg. Pensando no produtor rural e no mercado consumidor, foi criado recentemente o Instituto Soja Livre, cujos associados tem relação direta com a cadeia de produção de soja Não-GM e atuam de forma organizada para atender as diferentes demandas técnicas e de mercado, visando atender aos mercados consumidores mais exigentes do mundo. Nesse contexto, foi planejada a avaliação de cultivares de soja Não-GM em Unidades Demonstrativas em diferentes municípios do estado de Mato Grosso e os resultados são apresentados nesse trabalho.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Soja

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.