Avaliação da resistência de genótipos de Pennisetum purpureum às cigarrinhas-das-pastagens.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PEREZ, B. G.; AUAD, A. M.; RESENDE, T. T. de; DIAS, M. L.; CARIAS, L. R. D.; LEDO, F. J. da S.

Resumo: Resumo: Objetivou-se avaliar a resistência (antibiose e tolerância) de genótipos de Pennisetum purpureum à cigarrinha das pastagens, Mahanarva spectabilis. Foram avaliados seis genótipos de capim elefante (1815-AV, 1810-AV, 1817-AR, 1813-AV, 1829-AV e 1834-IV) provenientes do programa de melhoramento genético da Embrapa. No teste de antibiose, adotou-se o delineamento experimental em blocos casualizados com 30 repetições. Após 40 dias, a porcentagem de sobrevivência ninfal foi avaliada. Para a avaliação da tolerância, adotou-se o delineamento em blocos casualizados em esquema fatorial (genótipo x inseto) com 20 repetições. Utilizou-se 10 adultos por planta atacada. Avaliou-se o teor de clorofila, nota de dano, porcentagem de materia seca, capacidade de rebrota e perda funcional. Os dados foram submetidos à analise de variância (ANOVA). Todos os genótipos foram suscetíveis ao ataque de M. spectabilis, tanto pelo mecanimos de antibiose, quanto pelo de tolerância.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.