Parasitoides de mosca-das galhas em mandioca no estado do Pará.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SANTOS, R. H. S. dos; BLANCO, D. G.; COSTA, V. A.; NORONHA, A. C. da S.

Resumo: Dentre as pragas que ocorrem na cultura da mandioca (Manihot esculenta Crantz), a mosca-das-galhas (Iatrophobia brasiliensis Rübsaamen) pode atacar as plantas desde os primeiros meses de desenvolvimento, formando galhas sobre a face adaxial das folhas. Os inimigos naturais podem contribuir no controle biológico desse inseto. Este estudo teve como objetivo conhecer a diversidade de parasitoides de I. brasiliensis em municípios do estado do Pará. Foram realizadas coletas de folhas de mandioca com a presença de galhas nos municípios de Belém, Castanhal e Paragominas, para a obtenção de parasitoides em laboratório. Foram coletadas 2717 galhas e obtidos 382 parasitoides pertencentes às famílias (gêneros) Ceraphronidae, Eulophidae (Galeopsomyia e Aprostocetus), Platygastridae e Torymidae, com destaque para o gênero Aprostocetus obtido com maior frequência.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.