Estudo de caso de caráter sociocientífico sobre a utilização de Mangifera indica L. na medicina popular.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LIMA, E. M. de; FURTADO, A. C. S.; RODRIGUES, S. T.; SOUZA, F. I. B. de

Resumo: O uso de plantas para o tratamento de doenças, em geral, é um dos poucos recursos que comunidades rurais possuem para tratamento e prevenção de doenças, principalmente na região amazônica. A espécie Mangifera indica L., conhecida popularmente nessa região como mangueira, tem grande importância na medicina popular por possuir substâncias químicas com atividades farmacológicas, além de possuir frutos comestíveis muito apreciados, que servem como matéria prima para sucos, doces ou consumo in natura. O objetivo deste trabalho foi investigar as formas de uso de M. indica na medicina empírica, considerando que todos os órgãos vegetativos e reprodutivos dessa espécie são utilizados de diversas formas e não há citação conhecida sobre efeitos colaterais. Foi feita uma revisão bibliográfica a partir de consultas a artigos científicos, livros e sites especializados em plantas medicinais. Foram listadas as seguintes indicações farmacológicas: antibiótico, antidisentérica, antioxidante, broncodilatador, hipoglicemiante, diurético, hipertensão, lactagoga e antirreumática. O uso para o combate ao diabetes teve o maior número de citações. Observou-se que partes da planta como folha, fruto, semente, casca, raiz, flor e broto foram utilizados de várias formas. Este estudo mostra que a indicação e ou utilização da mangueira não deve ser feita de forma irresponsável, uma vez que a dosagem pode mudar para cada pessoa e nem todas essas indicações possuem confirmações científicas para seu uso.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.