Obtenção de plântulas in vitro de pimenteira-do-reino (Piper nigrum L.) a partir de sementes de cruzamento intraespecífico.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: NEVES, C. R. de O.; LEMOS, O. F. de; RIBEIRO, A. C. M.; COSTA, T. T. A.; PIRES, G. T.

Resumo: Na tentativa de produzir plantas sadias livres de patógenos e dar apoio ao programa de melhoramento genético da pimenteira-do-reino, a propagação in vitro, a partir de sementes, apresenta-se como forma viável de propagação. O presente trabalho teve como objetivo produzir plantas a partir de um genótipo de cruzamento intraespecífico em condições de cultivo, in vitro em diferentes meios de cultivo. Foram utilizadas sementes do cruzamento intraespecífico de pimenta-do-reino (Bragantina x Clonada). As sementes foram divididas em três grupos de 16 sementes cada e inoculadas em tubos de ensaio contendo 10 mL de diferentes combinações de meio básico de cultura, o primeiro meio (T1), foi composto de meio básico de cultura MS (Murashige; Skoog, 1962) e vitaminas de Write, sacarose a 3%, NaH2PO4 0,17 mL-1, Carvão ativado a 0,2% e phytagel a 0,2%, suplementado com 0,5 mg.L-1 de ambos reguladores de crescimento BAP (6- benzilaminopurina) e ANA (ácido a-naftalenoacético). O segundo meio (T2), foi composto de meio básico de cultura ½ (metade da concentração dos macros e micronutrientes) MS e vitaminas de Write, sacarose a 3%, NaH2PO4 0,17 mg.L-1, Carvão ativado a 0,2% e phytagel a 0,2%, suplementado com 0,5 mg.L-1 tanto de BAP quanto de ANA. O terceiro (T3), foi composto de meio básico de cultura ½ (metade das concentrações dos macros e micronutrientes) MS e vitaminas de Write, sacarose a 3%, NaH2PO4 0,17 mgL-1. O pH do meio de cultura foi ajustado para 5,8, e a autoclavagem foi a 120 °C e 1 atm por 20 minutos. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com 3 tratamentos, 1 genótipo híbrido de pimenteira-do-reino e 3 substratos. As sementes mantidas em sala de crescimento sob condições controladas de temperatura (25 ± 3 °C), fotoperíodo de 16 horas, e luminosidade de 3.000 lux. Houve uma variação de formação de plântulas de 25 a 43,75% sem diferenças signiticativas entre os meios de cultura. Portanto, concluiu-se que é possível produzir plântulas do genótipo intraespecífico (Brag x Clon) em qualquer um dos meios de cultivo usados no ensaio.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.