Estimativa de viabilidade polínica e índice meiótico de ochroma pyramidale.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ZANETTI, G. T.; ROSSI, A. A. B.; HOOGERHEIDE, E. S. S.; ZORTÉA, K. E. M.; LIMA, J. dos S.; FIGUEREDO, P. E.

Resumo: A viabilidade polínica é um indicativo da fertilidade masculina de plantas e pode ser determinada por meio de métodos colorimétricos com corantes químicos que reagem especi.camente com componentes celulares presentes no grão de pólen. Estes estudos são importantes para o entendimento da biologia reprodutiva das espécies e para auxiliar em programas de conservação e melhoramento. Portanto, objetivou-se estimar o índice meiótico e a viabilidade polínica de Ochroma pyramidale por meio de testes colorimétricos. Foram coletados botões "orais no estágio de pré-antese de seis indivíduos de O. pyramidale em três cidades mato-grossenses (Sinop, Itaúba e Alta Floresta). Para estimativa da viabilidade polínica, os grãos de pólen de cada um dos indivíduos foram submetidos aos corantes Carmim acético 2% e reativo de Alexander, sendo contabilizados 2400 grãos de pólen por corante. A viabilidade polínica foi estimada por meio dos grãos de pólen viáveis dividido pelo número total de grãos de pólen contabilizados. Estimou-se o índice meiótico (IM) por meio da contagem das células em divisão celular normal (tétrades) e anormal (tríades, díades, mônades e políades). O índice meiótico foi obtido avaliando-se 2400 produtos pós-meióticos em carmim acético 2%, por indivíduo. Os dados de viabilidade e IM foram submetidos a análise de variância utilizando o modelo linear generalizado, indicado para dados com distribuição binomial, com auxílio do programa R. Veri.cou-se ausência de interação signi.cativa entre os corantes e os indivíduos. Houve diferença signi.cativa apenas para a média de viabilidade polínica entre os indivíduos. Os indivíduos apresentaram médias de viabilidade polínica superiores a 90%, variando de 92,71% a 99,42%, indicando alta porcentagem de pólens viáveis. O indivíduo 4 apresentou as menores médias de viabilidade polínica para os dois corantes, 92,7% no Carmim e 93,5% no Alexander, porcentagens ainda consideradas altas. Esses dados estão de acordo com o alto valor de IM observado para a espécie, pois todos os indivíduos apresentaram IM superior a 90%, as médias variaram de 91,92% a 99,42%, portanto, possuem regularidade meiótica. O indivíduo 6 apresentou menor média para IM, 91,9%, em relação aos demais e foi o que apresentou maior variação (85,33% a 98,33%) entre as repetições. Observou-se comportamento semelhante entre os indivíduos para viabilidade polínica e IM. Os indivíduos de O. pyramidale estudados possuem alta regularidade meiótica, expressa na alta porcentagem de viabilidade polínica e IM.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.