Detecção de um Fabavirus em matrizeiros de pimenteira-do-reino.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: KAUFFMANN, C. M.; CORDOVIL, G. D'A.; PANTOJA, K. de F. C.; GAVINHO, B. E. S.; BOARI, A. de J.

Resumo: O cultivo da pimenteira-do-reino é de grande importância para a região Norte, sendo a região a pioneira na produção. As viroses são doenças limitantes para a produção dessa cultura, podendo causar deformação foliar, mosaico, redução foliar culminando a diminuição do processo fotossintético da planta e reduzindo sua produtividade. As viroses já relatadas na pimenteira-do-reino são o Cucumber mosaic virus (CMV) e o Piper yellow mottle virus (PYMoV). Recentemente, foi detectada uma nova espécie pertencente ao gênero Fabavirus infectando pimenteira-do-reino no BAG da Embrapa Amazônia Oriental. Assim, esse trabalho teve como objetivo avaliar matrizeiros de três genótipos e uma cultivar de pimenteira-do-reino quanto à presença do Fabavirus de por meio de RT-PCR. O Fabavirus foi detectado nos três genótipos de pimenta-do-reino e não no cv. Kottanadan.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.