Descrição da extração de óleo de pracaxi praticado por agroextratoras da Ilha do Meio, PA.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: VAZ, N. I. L.; GUABIRABA, I. R.; BARBOSA, R. C.; EULER, A. M. C.; LIRA-GUEDES, A. C.

Resumo: O objetivo deste estudo foi descrever a extração artesanal de óleo de pracaxi realizada por extratoras do Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Ilha do Meio. Em abril de 2018 foram realizadas entrevistas com seis extratoras (A, B, C, D, E e F) e acompanhamento da extração do óleo de uma delas. Para a realização das entrevistas foi utilizado um formulário semiestruturado, obtendo informações sobre: coleta das sementes, preparo da massa, utensílios utilizados e envasamento do óleo. Nas entrevistas verificou-se que a extração dos óleos é dividida, basicamente, em sete etapas: coleta, higienização, cozimento, repouso, secagem, preparo da massa e envasamento do óleo. Entretanto, no processo da extratora F, não há o cozimento, tampouco o repouso, apenas o descascamento das sementes antes da secagem ao sol. A coleta das sementes é realizada no rio usando canoa e um utensílio próprio, parecido com um paneiro. Após a coleta é realizada a limpeza das sementes e colocadas para cozinhar, por dois dias, em fogo à lenha. As sementes cozidas são deixadas em repouso por oito dias. Então as sementes são higienizadas novamente para eliminar a sujeira acumulada durante o repouso, assim como os fungos da casca. Em seguida, as sementes são separadas em duas metades e colocadas ao sol por aproximadamente um dia, tendo o cuidado de virar cada metade para secar dos dois lados. Por fim, as sementes são maceradas, amassadas e preparadas ?bolas?, deixando-as em bacias, levemente inclinadas, para favorecer a descida do óleo. Durante o período de descida do óleo (aproximadamente 15 dias), a massa é trabalhada várias vezes ao dia, a fim de obter maior rendimento do óleo. No processo realizado pela extratora F, após a coleta, ocorre a limpeza, o descascamento e a secagem das sementes ao sol. As demais etapas são iguais às descritas pelas outras extratoras.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Amapa

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.