Geotecnologias para caracterização biofísica da região do circuito das frutas de São Paulo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: TEIXEIRA, A. H. DE C.; QUARTAROLI, C. F.; TAKEMURA, C. M.; GARCON, E. A. M.; ALVAREZ, I. A.; LEIVAS, J. F.

Resumo: Nas condições de expansão de fruteiras no Circuito das Frutas do estado de São Paulo, as geotecnologias são ferramentas com grande potencial para avaliação dos componentes biofísicos em larga escala. Para quantificação e caracterização destes componentes, imagens MODIS foram usadas em conjunto com estações climáticas. Os maiores valores da produtividade da água (PA), acima de 4,0 kg m-3 são verificados em abril, período em que a produção de biomassa (BIO) é elevada, mas a evapotranspiração (ET) é baixa. Por outro lado, os menores (inferiores a 2,0 kg m-3) ocorrem de agosto a outubro, quando a BIO é baixa e a ET é alta. O município de Morungaba se destaca com maiores valores de PA, enquanto que os mais baixos ocorrem em Valinhos e Indaiatuba. Embora os municípios apresentem valores de precipitação (P) acima de ET em geral, em alguns períodos do ano a irrigação suplementar pode trazer benefícios.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.