Análise do modelo METRIC na estimativa da evapotranspiração em área de cana-de-açucar irrigada.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVA, N. R. de F. e; MORAES, E. C.; MOURA, M. S. B. de; OLIVEIRA, G. de; CARVALHO, H. F. de S.; OLIVEIRA, B. S.

Resumo: O município de Juazeiro (BA), em pleno Semiárido, apresenta uma extensa área de cana-de-açúcar totalmente irrigada. Nesse contexto é importante o conhecimento da evapotranspiração (ET), a fim de se conhecer a demanda hídrica da cultura. Dentre os métodos para estimativa da ET, o sensoriamento remoto permite de forma eficiente e econômica estimar a ET em larga escala. O objetivo deste estudo foi avaliar a ET real (ETa) estimada pelo modelo METRIC em uma área irrigada de cana-de-açúcar em Juazeiro, Bahia. O modelo foi implementado na linguagem R e alimentado com dados de superfície e orbitais. Foi observado que o modelo pode ser utilizado na estimativa da ET, porém é necessário melhorá-lo e atentar-se para seu processo de calibração, visto que existe dificuldade em encontrar pixels de condições extremas de referência para o modelo. Mesmo apresentando valores poucos elevados, a ET estimada pode ser utilizada para avaliar o comportamento do cultivo.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.