Mudanças espaciais na produção agropecuária da região do MATOPIBA, Brasil: uma aplicação da análise de redes.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: RAMOS, M. Y.; GARAGORRY, F. L.

Resumo: Este artigo examina a distribuição espacial e a dinâmica da produção agropecuária da região do MATOPIBA, Brasil, usando técnicas de natureza visual e quantitativa. Utilizou-se a análise de redes, para modelar a estrutura produtiva da região, para anos selecionados do período de 1990 a 2012, e o conceito matemático de distância para medir a intensidade das mudanças interanuais. Consideraram-se 65 produtos cuja produção está estabelecida em ao menos uma das 31 microrregiões componentes. Os resultados indicam a coexistência de distintos perfis produtivos na região que foram se diferenciando ao longo do período analisado, embora tenha persistido um núcleo relativamente estável de microrregiões que compartilham a produção de itens dos domínios da pecuária e dos produtos da pecuária. Esses resultados mostram, também, o uso da modelagem com redes como técnica analítica válida nos estudos regionais sobre agricultura.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.