Respostas dos ciclos de culturas agrícolas às alterações climáticas no bioma Cerrado.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: OLIVEIRA, A. F. de; CUADRA, S. V.; VICTORIA, D. de C.; MONTEIRO, J. E. B. de A.; NAKAI, A. M.

Resumo: RESUMO. O milho e a soja se estabelecem em condições de sequeiro nos cultivos do Cerrado. A intensificação sustentável de seus sistemas de produção é evidente, com crescimento das duas safras sucessivas praticadas na mesma na estação chuvosa, com escolha otimizada de variedades para aproveitamento das janelas de cultivo e com otimização de práticas de manejo. Escolhas estratégicas de cultivares, relacionadas com elementos estruturais das tecnologias otimizando fatores nos sistemas de produção, acentuam a importância dos condicionantes ambientais que, se modificados, levariam à redefiniçao de todo o equilíbrio técnico e econômico dos sistemas. Neste quadro de readequação, cultivares modificariam seu comportamento frente aos eventos meteorológicos impactados por tendências climáticas, notadamente com mudanças no tempo biológico de maturação provocadas por temperaturas crescentes na estação chuvosa, objeto de investigação deste trabalho. Ademais, a literatura recente alerta para o encurtamento do regime de chuvas por determinantes de mudanças climáticas e de desmatamento, cumprindo investigar as possibilidades de adaptação a este fenômeno. A exposição dos sistemas de produção às mudanças nas condições de risco e retorno produtivo, bem como o conhecimento de sua capacidade adaptativa, interferem em avaliações econômicas dentro e fora das porteiras. Deste trabalho espera-se evoluir a investigação sobre possibilidades de encurtamento dos ciclos das culturas, com mudanças no plantio ao início e na colheita ao final dos períodos chuvosos, através de práticas agrícolas ou de encurtamento do ciclo das culturas. Conclui-se que há possibilidade de encurtamento nos ciclos em resposta à elevações de temperatura, podendo amenizar a pressão sobre os sistemas de produção de dupla safra. Entretanto, esforços adicionais devem ser envidados para caracterização dos limites fisiológicos e dos ganhos e prejuízos em termos de potencial produtivo com tais estratégias. Programas de melhoramento e manejo devem ter em vista esta tendência, e promover melhorias na capacidade adaptativa das culturas de materiais precoces, para resiliência da dupla safra. Em casos de sua inviabilização, a melhoria de materiais para cultivo em ciclo único na estação chuvosa, explorando ganhos de produtividade, pode ser a melhor alternativa.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.