Desenvolvimento gonadal de pirarucu no primeiro ano de vida.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PEREIRA, A. S.; LIMA, A. F.; KIRSCHNIK, L. N. G.; KIRSCHNIK, P. G.

Resumo: O objetivo do estudo foi caracterizar o desenvolvimento gonadal do pirarucu no primeiro ano de vida, por meio de análises histológicas. Dez exemplares foram aleatoriamente selecionados para cada classe de tamanho. Os peixes foram fixados e emblocados inteiros e processados rotineiramente para histologia. Para os alevinos das classes I e II, no primórdio gonadal não foi possível observar claramente as células primordiais, apenas uma estrutura ímpar de aglomerado de células localizados na região gonadal. Para os peixes dos Grupos de III e IV, no primórdio gonadal já foi observado predominantemente células somáticas com núcleo ovalado e raras células germinativas primordiais. Em juvenis do Grupo V e VI também foi evidente no testículo os aglomerados de espermatogônias em formato de saco, enquanto os ovários apresentam ovócitos em crescimento primário (ocp) e a presença de cápsula dorsal e lamela ovulígeras. Histologicamente, no Grupo VII, é facilmente observado o testículo apresentando aglomerados de espermatogônias em formato de saco, enquanto os ovários já apresentam ovócitos perinucleares.

Ano de publicação: 2018

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.