Investigação do ciclo de pomares de macieira pelo NDVI de imagens sentinel-2 na região dos Campos de Cima da Serra, Rio Grande do Sul, Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PAULETTO, H.; HOFF, R.; HEMAN, L. C.; NHOATTO, M. P.; ALBERTI, R.

Resumo: A região de Campos da Cima da Serra (Rio Grande do Sul, Brasil) é a maior produtora de maçã do país, o município de Muitos Capões produziu mais de 200.000 toneladas no ano de 2017. O sensoriamento remoto é uma ferramenta importante para monitorar a agricultura, suas características espaciais e temporais de cada cultura. Os índices de vegetação das imagens de satélite são técnicas para apoiar práticas de agricultura de precisão, entre outras. O objetivo deste estudo foi monitorar o ciclo de macieira pelo índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI)de imagens Sentinel-2.O NDVI foi empregado em cenas de 2017 a 2018. Numa fazenda de produção de maçãs, onde um pomar foi escolhido para ser avaliado o NDVI, sendo observada a variabilidade ao longo dos períodos, conforme as mudanças no ciclo vegetativo.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.