Colonização in vitro de raízes de algodoeiro por espécies de Bacillus.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PACIFICO, M. G.; ECKSTEIN, B.; BETTIOL, W.

Resumo: Várias espécies de Bacillus são utilizadas no tratamento de sementes, garantindo controle de fitopatógenos e maior sanidade das plântulas. Dessa maneira, o objetivo do presente estudo foi avaliar a colonização in vitro da rizosfera de plântulas de algodoeiro por Bacillus spp. Sementes de algodão da cultivar FM 975 WS, previamente desinfestadas com hipoclorito de sódio, lavadas com água e secas, foram microbiolizadas com oito isolados de Bacillus, mediante imersão das sementes nas culturas bacterianas na concentração de 108 UFC/ml, por uma hora, sob agitação. A semeadura foi realizada em tubos de ensaio de 150 mm de comprimento por 25mm de diâmetro contendo o substrato Phytagel-água (1,2% p/v). Para cada isolado bacteriano foram utilizadas quatro repetições, e como testemunha, sementes tratadas apenas com água. Os tubos permaneceram em BOD a 28°C, fotoperíodo de 12 horas. Após o 25° dia foi avaliada a presença das bactérias ao redor do sistema radicular. Houve colonização das raízes de algodão pelos isolados 2535, 2537, 2545, 2573, AP-03, AP-115, AP-117 e AP-210. A colonização do rizoplano pode ser visualizada pela formação de uma turbidez de aspecto leitoso, formada ao longo das raízes, em consequência do crescimento bacteriano. Assim, quanto mais transparente o meio, melhor a visualização da colonização. Os isolados de Bacillus são promissores no tratamento de sementes de algodão, colonizando a rizosfera de plântulas. Esta metodologia facilita a seleção de um grande número de rizobactérias favorecendo uma triagem rápida de isolados com potencial de colonizar o sistema radicular.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.