Milho safrinha consorciado com Braquiária sob plantio direto no Sudoeste da Amazônia brasileira, análise de eficiência econômica, safra 2017/2018.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: QUINTINO, S. M.; RIBEIRO, R. da S.; PASSOS, A. M. A. dos

Resumo: O planejamento e o controle dos custos de produção são fundamentais para que o produtor rural obtenha retornos satisfatórios e o auxilie nas tomadas de decisão. Objetivou-se realizar uma análise econômica da atividade de milho safrinha em sistema plantio direto, consorciado com a braquiária, na região norte no estado de Rondônia, na cidade de Porto Velho, safra 2017/2018. Para a obtenção dos custos, aplicou-se a multiplicação da matriz de coeficientes técnicos pelo vetor de preços dos fatores para a safra 2017/2018. Os valores utilizados para a formação dos custos totais e variáveis de produção e análise de indicadores de eficiência financeira e econômica foram os observados na região de Porto Velho em fevereiro de 2018 (custo) e agosto de 2018 (receita). O custo total foi estimado em R$ 2.377,18 ha-1. Dentre os insumos, o fertilizante foi o item mais elevado, correspondendo a 35,3% do custo total, seguido das sementes de milho, com 17,9%. O ponto de nivelamento para o milho foi estimado em 70,33 sc ha-1. A Relação Benefício Custo (B/C) foi favorável de 1,05. A Margem de Contribuição obtida foi positiva com valor de R$ 254,36. Conclui-se que a cultura do milho foi suficiente para pagar a atividade e a formação de pasto para o período de entressafra. O cultivo do milho em sucessão à soja safra em condições de plantio direto, mostrou-se economicamente viável, mesmo com margem mínima de lucratividade.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.