Sistemas de condução de videiras para a produção de uvas para suco em regiões tropicais.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PEREIRA, G. E.; CONCEIÇÃO, M. A. F.; DUTRA, M. da C. P.; LIMA, M. dos S.

Resumo: A produção de uvas para suco tem crescido nas regiões tropicais do Brasil, principalmente no Vale do São Francisco (VSF). O sistema de condução da videira influencia, sobremaneira, a composição das uvas e dos produtos finais, ou seja, dos sucos e dos vinhos. O presente trabalho apresenta as principais vantagens e limitações de cada sistema, entre latada e espaldeira, visando fornecer subsídios aos viticultores para uma tomada de decisão quanto à sua adoção. De um modo geral, se houver disponibilidade de recursos financeiros, o sistema latada, apesar de ser mais caro, ainda é o mais indicado para a produção de uvas para sucos em condições tropicais, em função das maiores produtividades e da melhor qualidade dos frutos e do suco. Por outro lado, quando a disponibilidade hídrica ou os recursos financeiros forem limitados, pode-se utilizar o sistema de condução do tipo espaldeira, em função dos menores custos de implantação e da menor demanda de água.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.