Nova Estratégia Metodológica para Análise Eletroforética (Tricina-SDS-PAGE), visando à Identificação Peptídeo-proteica em Soja.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: STEPHAN, M. P.; FELBERG, I.; SANTOS, A. A. dos; AZEVEDO, T. de L.; CARRÃO-PANIZZI, M. C.

Resumo: Recentemente, tem sido mostrado o potencial medicinal de peptídeos bioativos oriundos tanto da soja amarela quanto da preta. Publicações sobre a caracterização molecular de hidrolisados proteicos de soja amarela por eletroforese em gel de poliacrilamida (SDS-PAGE) não mostram a visualização de peptídeos na faixa de 10 kDa e 1 kDa. Nesse trabalho, desenvolveu-se uma nova estratégia metodológica de preparo da amostra, junto com a utilização das eletroforeses dos tipos SDS-PAGE e TRIS/TRICINA. Os extratos parcialmente purificados mostraram a obtenção de um gel límpido contendo cadeias peptídicas-proteicas bem separadas. Como destaque foi evidenciada uma proteína com massa acima de 100 kDa e um peptídeo de 11 kDa, somente para a soja preta. Esta técnica de eletroforese representa um facilitador para futuras caraterizações tanto por eletroforese bidimensional como por espectrometria de massa, não somente dos peptídeos naturalmente presentes na constituição do grão de soja preta, como de novas cadeias proteicas após hidrólise.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.