Sistemas silvipastoris: uma abordagem sobre a integração dos componentes bióticos e abióticos.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ALMEIDA, E. M. de; ALMEIDA, R. G. de; MIYAGI. E. S.; FREITAS, P. V. D. X. de; RIBEIRO, F. M.; FERNANDES, P. B.; GARCIA, E. da C.

Resumo: Os sistemas silvipastoris são uma modalidade dos sistemas agroflorestais, onde a produção animal, forrageira e arbórea encontra-se em consórcio na mesma área, no mesmo tempo. Objetivo-se com este trabalho esclarecer as interações entre os fatores biótipos e abiótipos em sistemas silvipastoris. A maior parte da produção da pecuária bovina no Brasil baseia-se na utilização de pastagens. No Brasil, há mais de 100 milhões de hectares com pastagens cultivadas, cerca de 80% dessas pastagens encontram-se em algum grau de degradação. Uma alternativa para a recuperação dessas pastagens de forma sustentável é o uso de sistemas silvipastoris. Entretanto os sistemas sombreados são muito dinâmicos e podem modificar a estrutura do pasto de forma significativa quanto a quantidade e a qualidade da forrageira produzida com reflexos na produção animal, principalmente em razão da competição por luz, água e nutrientes.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.