Caracterização física do solo em um plantio de pau-de-balsa consorciado com andiroba em área degradada na Amazônia Central.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: GREEN, M.; FERRAZ, J. B. S.; TEIXEIRA, P. C.; TEIXEIRA, W. G.

Resumo: O aumento dos plantios florestais na Amazônia tem levado à utilização de áreas alteradas ou degradadas, com condições topográficas, edáficas e hídricas muito diversas, mesmo em escalas espaciais muito reduzidas. O objetivo desse estudo foi avaliar a influência da posição topográfica, ao longo de uma encosta, na variação das propriedades físicas em um plantio misto de pau-de-balsa (Ochroma pyramidale Cav. ex Lamb., Urb) com andiroba (Carapa guianensis Aubl.). As amostras foram coletadas nas encostas superior e inferior do plantio, nas profundidades de 0-10, 10-20 e 20-40 cm e submetidas às seguintes determinações: densidade do solo, porosidade total e curva de retenção de umidade do solo (CRUS). Na encosta inferior, foram encontrados os maiores valores de densidade do solo, maiores porcentagens de microporos e maior umidade em relação à encosta superior. A posição do solo na paisagem indica melhores condições físicas da encosta inferior em comparação com a parte superior.

Ano de publicação: 2009

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.