Desenvolvimento vegetativo de cultivares de maracujazeiro-azedo em Tangará da Serra-MT.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: RONCATTO, G.; MARCILIO, H. de C.; BOTELHO, S. de C. C.; OLIVEIRA, S. S.; ROMANO, M. R.

Resumo: O Brasil é o maior produtor mundial de maracujazeiro, e responsável por 90% da produção mundial, tendo produzido em 2017 cerca 555 mil t, numa área colhida de 41 mil ha, com uma produtividade média de 13,5 t/ha, sendo que o estado de Mato Grosso produziu 779 t (IBGE, 2019). Entretanto, a baixa produção e produtividade do maracujazeiro no Estado, bem como a menor qualidade de frutos são causadas por vários fatores, entre eles, a falta de tecnologias adaptadas para a região, os problemas fitossanitários, as técnicas inadequadas de cultivo e a baixa utilização de cultivares melhoradas. E, no caso do maracujazeiro amarelo, a propagação sexuada, a maneira mais utilizada para a produção de mudas dependendo da cultivar utilizada, apresenta várias limitações, tais como, a baixa produtividade, os frutos pequenos, os pomares desuniformes com plantas produtivas e improdutivas, a suscetibilidade a pragas e a doenças (AMBROSIO et al., 2018). O uso comercial do maracujazeiro é definido não apenas pelo processamento de polpa e frutos, mas também pela utilização como ornamental e fitoterápica. O conhecimento do desenvolvimento e características específicas de produção é fundamental para obtenção de maior uniformidade na exploração comercial, possibilitando dessa forma melhor produtividade e elevação da renda do produtor (JUNQUEIRA et al., 2006). Por isso, o objetivo do trabalho foi avaliar parâmetros de crescimento vegetativo das plantas de cinco cultivares de maracujazeiro-azedo em Tangará da Serra-MT.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.