BRS FS305: cultivar de feijão para exportação com grãos calima.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PEREIRA, H. S.; MELO, L. C.; SOUZA, T. L. P. O. de; FARIA, L. C. de; DEL PELOSO, M. J.; AGUIAR, M. S. de; COSTA, J. G. C. da; CABRERA DIAZ, J. L.; MAGALDI, M. C. de S.; ABREU, A. de F. B.; MARTINS, M.; PEREIRA FILHO, I. A.; WENDLAND, A.; KLUTHCOUSKI, J.; ALMEIDA, V. M.; ALBRECHT, J. C.; TRINDADE, N. L. S. R.; SOUZA, N. P. de

Resumo: O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de feijão-comum (Phaseolus vulga-ris L.), alimento tradicionalmente presente na dieta dos brasileiros, sendo consumido por todas as classes sociais. O País produziu, no ano de 2017, um total de 2,5 milhões de toneladas do grão. Os grupos comerciais carioca e preto têm origem mesoamericana e representam 85% da produção brasileira. Entretanto, existe demanda para a produção de outros tipos de grãos, com maior valor agregado e possibilidade de exportação, visto que o feijão carioca, representando 75% da produção nacional, não é consumido em larga escala internacionalmente. Entre os grupos comerciais de maior interesse internacional estão Cranberry, Sugar Bean, Branco, Dark Red Kidney, Light Red Kidney e Calima. O grupo Calima, de origem andina, com massa de cem grãos entre 50 g e 70 g, é muito consumido na África. Historicamente, pouca prioridade foi dada no Brasil aos programas de melhoramento de feijões de origem andina, especialmente para os de destaque no mercado internacional. Como consequência disso, há poucas cultivares disponíveis, o que gera baixa produção interna e alta importação. Atualmente, alguns programas de melhoramento têm voltado a atenção para esse tipo de grão, buscando obter e identificar linhagens que apresentem melhor adaptação às condições edafoclimáticas do país.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Folhetos

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Produto: Cultivar convencional

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.