Perfil metabólico microbiano em solos sob sistemas de produção integrados no estado de Mato Grosso.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: OKADA, A. S.; MARIANO, C. J. M.; NASCIMENTO, A. F. do; FERREIRA, A.

Resumo: Os diferentes arranjos que compõem os sistemas integrados de produção somado às condições ambientais são fatores que interferem no ecossistema do solo. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o perfil metabólico (PM) nos sistemas integrados e exclusivos de produção no estado de Mato Grosso. O experimento foi implantado na área experimental da Embrapa Agrossilvipastoril, localizado no município de Sinop, as amostras foram coletadas no período chuvoso de 2016. Com auxílio do trado holandês esterilizado com álcool 70%, todas as amostras foram coletas na profundidade de 0 cm - 10 cm, onde foram avaliados três sistemas de monocultivo (Floresta plantada de eucalipto (F), Lavoura (L) e Pastagem (P)) e sete sistemas integrados (IL-P, IP-L, ILF, IPF, ILF-IPF, IPF-ILF, ILPF) dispostos em quatro blocos casualizados. Para determinar o perfil metabólico foram utilizadas microplacas ECOPLATE® (Biolog). Essa microplaca apresenta três grupos iguais de 31 substratos diferentes (ácidos carboxílicos, carboidratos, polímeros, aminoácidos, amidos), um controle sem substrato e violeta tetrazol como corante indicador. Foram aplicados 120 μL de suspensão de solo, diluída a 10-3, em cada poço das microplacas, incubadas a 28 ºC na BOD na ausência de luz. A determinação do consumo das fontes de carbono foi realizada após 128 horas de incubação, através do espectrofotômetro leitor de microplacas Multiskan FC (Thermo Scientific, San Jose, CA, EUA). O consumo de cada fonte de carbono foi detectado pela redução do corante tetrazolium violeta, que sofre alteração de cor conforme a respiração do microrganismo. A partir dos dados obtidos de cada placa foram utilizadas as médias das triplicatas de cada um dos 31 substratos. Os valores maiores que o controle foi representado pelo número "1" que evidenciam a utilização dos substratos, e os valores negativos pelo número "0", indicando a ausência do uso dos substratos. Posteriormente foi gerado uma matriz binominal (0/1) de similariedade, representada pelo dendograma com índice euclidiano de ligação de média não ponderada (UPGMA ? unweighted pair group with average arithmetic linkage method), através do programa Past versão 2.09. A partir do dendograma foi possível observar a formação de 4 grupos semelhantes entre si, sendo eles: o grupo 1 formado pelos tratamentos IPF, MN, ILPF e Pousio; o grupo 2 composto pelos tratamentos IP-L, IPF, L, F; e o grupo 3 constituído pelos tratamentos L, IL-P, ILF. No entanto, no grupo 4 os tratamentos foram agrupados entre si, pelo tratamento P. Nesse sentido, foi possível observar a formação de grupos de microrganismos, separados de acordo como tipo de sistema produtivo adotado.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.