Produtividade do eucalipto em diferentes sistemas de integração.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BARRETO, G. U.; CAMARGO, D.; CRIPA, A. F.; MEDINA, R.; MORALES, M. M.; BEHLING, M.

Resumo: Os sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) se destacam como forma sustentável de produção e por garantir ao produtor diversificação de renda na propriedade rural. O objetivo do trabalho foi avaliar se o sistema ILPF altera o crescimento das árvores de eucalipto. O experimento localizado na Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop, MT, foi realizado com o hibrido H13 (Eucalyptus urograndis) com seis tratamentos, 1) F: eucalipto homogêneo (3 x 3,5 m); 2) ILF: lavoura-floresta de renque triplo ((3 x 3,5 m) + 30 m) com soja e milho+braquiária; 3) IPF: pecuária-floresta de renque triplo ((3 x 3,5 m) + 30 m) com Brachiaria brizantha cv. Marandu; 4) ILPF-S5: lavoura-pecuária-floresta de renque triplo que no quinto ano teve as linhas laterais desbastadas (3 x 37 m); 5) ILPF-S4: lavoura-pecuária floresta de renque triplo que no quarto ano teve as linhas laterais desbastadas (3 x 37 m) e 6) ILPF-T: lavoura-pecuária floresta de renque triplo ((3 x 3,5 m) + 30 m) com soja e milho+braquiária. Com exceção dos tratamentos 4 e 5 os demais tratamentos receberam desbaste seletivo de 50% das árvores no quinto ano. O delineamento experimental é de blocos casualizados com quatro repetições. A parcela experimental tem um hectare no tratamento 1 e dois hectares nos demais. Aos 84 meses foram medidos o diâmetro na altura do peito (DAP, cm), altura total (Ht, m) e volume de madeira por árvore e hectare, em 24 parcelas permanentes de 882 m² totalizando 81 árvores por parcela. O DAP foi menor no plantio homogêneo (20,6 cm) devido ao maior número de indivíduos e maior no ILPF-S desbastado aos quatro anos (26,2 cm). A Ht foi maior no plantio homogêneo e nos sistemas de ILF, IPF e ILPF-T (25 m) e menor nos sistemas convertidos para linha simples (23 m). O volume por árvore foi menor no plantio homogêneo (0,47 m³ árvore-1) e maior no ILPF-S desbastado aos quatro anos (0,67 m³ árvore-1). O volume por área foi maior no plantio homogêneo com 222 m³ ha-1, não diferiu entre ILF, IPF e ILPF-T com 75 m³ ha-1, no ILPF-S4 foi de 49 m³ ha-1 e 37 m³ ha-1 no ILPF-S5. A ILPF favorece o crescimento individual das árvores, mas a integração com lavoura ou pecuária não altera seu crescimento para o mesmo sítio. As árvores da linha central apresentaram crescimento inferior (18 % menor) ao das linhas laterais do renque. Portanto, o manejo de desbaste no período adequado é determinante se o propósito do sistema for produzir madeira para serraria.

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.