Função dos miRNAs na regulação gênica pós transcricional e perspectivas para o melhoramento de plantas.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: FIGUEIREDO, J. E. F.; VASCONCELOS, M. J. V. de

Resumo: Na segunda metade do século XX, grandes descobertas demonstraram a estrutura e função de três tipos de RNA celulares: o RNA mensageiro, o RNA transportador e o RNA ribossômico, todos envolvidos na síntese de proteínas celulares. A partir do final da década de 1980, uma série de moléculas pequenas de RNA não codantes (do inglês, small non coding RNAs, sncRNA), aparentemente sem importância funcional, começou a ser investigada em diversos laboratórios. De modo surpreendente, os estudos revelaram que essas moléculas estavam presentes em diferentes organismos e que elas também desempenhavam funções celulares relevantes. A descoberta da função de um grupo especial de sncRNAs curtos não codificadores, os microRNAs (miRNAs), gerou novas perspectivas para ampliar o entendimento dos mecanismos envolvidos na regulação da expressão gênica em eucariotos. Os estudos mostraram que essas moléculas desempenham funções específicas nos diferentes tipos de células e são essenciais para o funcionamento normal durante todo ciclo de vida dos organismos eucariotos, desde a fecundação até a fase reprodutiva. Os microRNAs também desempenham papel essencial na adaptação dos organismos aos diferentes tipos de estresses bióticos e abióticos e estão envolvidos em diversos tipos de patologia em animais e plantas. Duas classes distintas de microRNAs, miRNA e siRNA, podem atuar como reguladores negativos pós-transcricionais (miRNAs) ou impedindo a transcrição gênica (siRNAS). Em plantas, os miRNAs desempenham papel central no controle de caracteres agronômicos importantes como perfilhamento, precocidade, altura de plantas, período de florescimento, determinação do sexo, macho-esterilidade, entre outros. Esse grupo de moléculas atua suprimindo a tradução, reduzindo a meia-vida do mRNA ou degradando o RNA mensageiro. Em razão da grande complexidade e das particularidades quanto a origem e os mecanismos de ação dos miRNAS e siRNAs, neste documento serão abordadas principalmente a biogênese, localização, função e as potencialidades do emprego dos miRNAs no melhoramento de plantas.

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.