A importância do bioetanol dentro do contexto brasileiro, comparação de sua síntese a partir de cana-de-açúcar e milho e bioetanol de segunda geração.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVA, F. S. G.; MIGOT, B. C.; SILVA, F. C. da

Resumo: RESUMO. Diante da busca por alternativas à dependência dos combustíveis fósseis, o bioetanol representa no Brasil, com sua síntese principalmente a partir de cana-de-açúcar, modelo para o mundo em produção e desenvolvimento sustentável. Este trabalho objetivou avaliar sua importância para o país, sua produção como biocombustível de segunda geração (2G) e comparar sua síntese a partir de cana e milho. O bioetanol tem representado no Brasil importante papel econômico, social e ambiental, com estudos e políticas de sua expansão no país e para o resto do mundo, visando substituir a gasolina. A produção de bioetanol 2G tem potencial de dobrar a produção do biocombustível, sem aumentar a área agrícola. Além disso, sua produção a partir de cana e milho, pode aumentar a sustentabilidade do processo através da criação de usinas flex, que processam ambas matérias-primas. Dessa maneira, as novas tecnologias têm impulsionado o sucesso de bioetanol, tornando-o como referência ao se tratar de biocombustíveis.

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.