Caracterização físico-química e reológica de triticale.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: O triticale (x Triticosecale sp. Wittmack ex A. Camus 1927) foi o primeiro cereal sintetizado pelo homem, projetado para combinar as vantagens do trigo (Triticum spp.) e do centeio (Secale cereale) (De Mori et al., 2014). A espécie hexaploide possui o genoma A e B, do trigo duro, e o genoma R, do centeio (Varughese et al., 1997). Do trigo herdou o elevado potencial produtivo e a qualidade para panificação; do centeio, a capacidade de ser cultivado em solos arenosos e mais pobres, e em regiões com temperaturas inferiores (o trigo exige solos férteis e parte de seu ciclo não suporta baixas temperaturas), além de apresentar boa resistência a doenças, especialmente ferrugem da folha e oídio. A combinação do trigo e do centeio conferiu ao triticale elevado valor proteico, qualidade para uso em derivados de panificação, potencial produtivo, resistência a doenças, crescimento em baixas temperaturas, resistência ao alumínio tóxico do solo, tolerância à seca, sistema radicular profundo e necessidade de poucos insumos (De Mori et al., 2014).

Ano de publicação: 2019

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Trigo

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.