Sementes de pupunha: da colheita ao armazenamento.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BELNIAK, A. C.; VIEIRA, E. S. N.; PANOBIANCO, M.

Resumo: O plantio de pupunha (Bactris gasipaes Kunth. var. gasipaes Henderson) para produção de sementes pode ser um investimento rentável em uma propriedade, pois, embora venham sendo estudados diversos protocolos para a micropropagação da espécie, a principal forma para a obtenção de mudas comerciais ainda é via semente. Logo, o sucesso da implantação de um cultivo considerado perene, por produzir por até 20 anos, está intimamente ligado à qualidade das sementes utilizadas. O mercado de sementes de pupunha vem ganhando destaque com a ampliação das áreas de cultivo e com o aumento do interesse pela espécie, desde a proibição legal do corte de palmitos nativos. Dos quase 30 mil hectares de palmito plantados no Brasil, considera- -se que mais de dois terços sejam cultivados com pupunha (Brasil, 2019), além do País se destacar como maior consumidor e produtor mundial desse palmito.

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.