Fertilizante organomineral no cultivo do meloeiro no Submédio Vale do São Francisco.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SANTOS, E. N. dos; MESQUITA, A. C.; YURI, J. E.; SIMOES, W. L.; SOUZA, M. A. de; SOUZA, A. R. E. de

Resumo: O cultivo do melão é uma das principais fontes na geração de emprego e renda no semiárido brasileiro. Porém, o uso demasiado de fertilizantes nesta cultura tem proporcionado o manejo da adubação através do fertilizante organomineral, que busca reduzir os impactos ambientais, melhorando a produtividade e qualidade do fruto, facilitando a lenta liberação de nutrientes além de proporcionar melhorias nos atributos físico-químico e biológicos do solo. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar os componentes de produção e qualidade pós-colheita dos frutos de meloeiro fertirrigado com doses de fertillizante organomineral. Os experimentos foram conduzidos de abril a junho (primeira safra) e de outubro a dezembro (segunda safra). O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com cinco repetições, com os tratamentos dispostos em parcelas subsubdivididas, onde nas parcelas foram atribuídos dois manejos de fertirrigação, a convencional e o uso recomendado de ureia; e na subparcela, quatro doses do fertilizante organomineral, 0; 1000; 2000; e 3000 mL ha-1 e como subsubparcela duas safras agrícolas. Utilizou-se o híbrido de melão ?Gladial?, cujas variáveis avaliadas foram: diâmetro e comprimento de fruto, espessura de polpa, firmeza de polpa, número e peso médio dos frutos por planta, produtividade total, e produtividade comercial. A segunda safra (outubro a dezembro) obteve o melhor desempenho agronômico para o cultivo do melão. Recomenda-se a utilização do fertilizante organomineral na dose de 2228 mL ha-1, associado à fertirrigação convencional no segundo semestre para o aumento da produtividade e qualidade dos frutos.

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.